Cidadania abre atividades do mês da mobilização para proteção da criança e do adolescente - Revelando Sao Carlos
Home » Cidade » Cidadania abre atividades do mês da mobilização para proteção da criança e do adolescente

Cidadania abre atividades do mês da mobilização para proteção da criança e do adolescente

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças de todas as formas de violência e chamar a atenção para o dia 18 de maio, estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou na manhã desta segunda-feira (9), a abertura oficial das atividades do mês de Mobilização para Proteção da Criança e do Adolescente.

Durante o evento realizado no auditório do Paço Municipal com a presença do Defensor Público, Jonas Zoli Segura e do Diretor da Fundação Casa, Marcelo Viana Barense, a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, fez uma apresentação das políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente desenvolvidas no município e oficializou o lançamento de dois outros programas: Amigos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do Apadrinhamento Afetivo, com projeto de lei a ser votado na câmara municipal.

O Apadrinhamento Afetivo, programa idealizado juntamente com o Poder Judiciário, é uma forma que permite que crianças retiradas de suas famílias por decisão judicial recebam mais que o amparo impessoal de um abrigo, que estabeleçam vínculos emocionais, com o padrinho e/ou madrinha afetiva. Os técnicos irão analisar o cadastro das pessoas interessadas que, sob determinadas condições, poderão ter a autorização para sair com as crianças para passeios no fim de semana, feriados e datas comemorativas.

O programa é uma alternativa concreta e humanizada para efetivar a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com remotas ou inexistentes chances de adoção. Além de disseminar valores familiares, os padrinhos poderão ajudar financeiramente, comprando vestuário, calçados ou ajudando na compra de material escolar, por exemplo.

“Hoje explanamos os projetos desenvolvidos pela secretaria para que todos conheçam. Muitos programas precisam do apoio da sociedade, para isso vamos lançar e divulgar massivamente para mostrar que os serviços existem e precisam chegar para toda população”, disse a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti.

Já o defensor público, Jonas Zoli Segura, destacou a importância das ações no apoio ao poder judiciário. “O trabalho de proteção da criança e do adolescente não pode ficar circunscrito ao poder judiciário, quando a rede municipal atua de forma efetiva com vários programas, como acontece em São Carlos, o sucesso é bem maior”.

Participaram da abertura oficial das atividades do mês de Mobilização para Proteção da Criança e do Adolescente, o Secretário Municipal de Infância e Juventude, Jorge Negretto, a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tamy Aline Sato, o diretor da Secretaria Municipal de Trabalho Emprego e Renda, Antonio, a presidente da ONG Nave Sal da Terra, Lucia Nordi e demais convidados.

Segue programação completa:

Dia 12 – “I Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente”
Hora: 10 Horas
Local: Auditório do Paço Municipal – Rua Episcopal, 1575

A abertura acontece às 10h, na sequência, por volta das 10h30, tem início a palestra com representantes do Laprev – Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O tema será “Tipos de violência e trabalho com família”. No período da tarde, 14h, a palestra será ministrada pela pedagoga especialista em educação sexual e presidente do Instituto Cores (Centro de Orientação em Educação e Saúde), Caroline Aracari, que vai falar sobre metodologias de prevenção de violência sexual em espaços educativos e socioeducativos.

Dia 14 – “Manhã de brincadeira e diversão junto ao programa bairro a bairro”
Hora: 9 Horas
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Rua Capitão Luiz Brandão, 200 – São Carlos 8

Serão oferecidos diversas atividades e serviços gratuitos para toda a população como pintura facial, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, escorregadores, distribuição de pipoca e algodão doce, cortes de cabelo, aferição de pressão arterial, entre outros.

Acisc

Sobre: Equipe Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe uma resposta

Seu e-mail (obrigatório)Necessário *

*