Formação em Puericultura: Práticas Aplicadas é tema de curso promovido pelo Programa Primeiríssima Infância - Revelando Sao Carlos
Home » Cidade » Formação em Puericultura: Práticas Aplicadas é tema de curso promovido pelo Programa Primeiríssima Infância

Formação em Puericultura: Práticas Aplicadas é tema de curso promovido pelo Programa Primeiríssima Infância

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu nesta semana, o curso “Formação em Puericultura: Práticas Aplicadas”, do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. Voltado para o fortalecimento das políticas públicas de atendimento as gestantes e crianças até 3 anos de idade, o curso foi ministrado para profissionais da rede e convidados.

A formação é uma iniciativa do Governo do Estado e envolve as secretarias de estado da Saúde e de Desenvolvimento Social. O objetivo é capacitar os profissionais das redes de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social para que aprimorem suas práticas com a finalidade de instruir melhor as famílias e incentivá-las a adotarem também práticas promotoras do desenvolvimento integral.

“O Governo do Estado está apoiando a difusão regional dessa experiência e São Carlos faz parte dessa região juntamente com mais cinco municípios, por já ter sido parceiro num programa semelhante, com resultados bastante positivos. Essa instrução pretende alcançar 41 municípios,” explica Ana Maria Chiesa, coordenadora técnica do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

A próxima etapa será levar o programa para mais 101 municípios, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A expectativa é alcançar os mais de 600 municípios do Estado. “É uma meta bastante ousada, mas que nos dá um incentivo e uma mobilização muito grande,” disse Ana Chiesa.

Segundo Lucila Faleiros Neves, assessora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, a importância dos primeiros mil dias da criança está sendo comprovado pela ciência. “Mostramos nesse curso que famílias mais bem estruturadas e com mais suporte social podem fazer toda diferença no desenvolvimento da criança. Ela tem mais qualidade de vida, de aprendizagem, supera melhor suas dificuldades e se torna um adulto melhor”, disse.

“Esse curso específico de puericultura faz parte de um conjunto de seis capacitações para os profissionais envolvidos nesta área e para a comunidade.

A formação é importante, pois o conhecimento recebido aqui será dividido e multiplicado. Os participantes vão levar esse conhecimento para os locais onde atuam, sejam nas unidades de saúde, escolas e principalmente, para as famílias”, explicou Natanael Alves da Silva, articulador municipal do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.

Sobre: Equipe Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe uma resposta

Seu e-mail (obrigatório)Necessário *

*