Orquestra da UFSCar busca apoio por meio da Lei Rouanet - Revelando Sao Carlos
Home » Cultura » Orquestra da UFSCar busca apoio por meio da Lei Rouanet

Orquestra da UFSCar busca apoio por meio da Lei Rouanet

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir e deduzir do Imposto de Renda

A Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai completar 25 anos em 2016 e, para marcar a data, já iniciou os preparativos e lançou o projeto Amigos da Orquestra para incentivar as contribuições de pessoas físicas e jurídicas por meio da Lei Rouanet.

“O contribuinte deduz no Imposto de Renda do ano seguinte. Pessoas físicas podem contribuir com até 6% do imposto devido e pessoas jurídicas com até 4%. Qualquer quantia é bem-vinda”, explica a diretora executiva da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, Lourdes de Souza Moraes. A FAI é a proponente do projeto junto ao Ministério da Cultura.

A Orquestra Experimental da UFSCar é formada por cem músicos. O objetivo de angariar recursos é manter e aumentar as atividades. “O custo de uma viagem da Orquestra é alto, sem contar a manutenção dos instrumentos, a compra de novos arranjos, entre outras necessidades”, destaca a regente Carol Joly.

A Orquestra está inserida no programa de Educação Musical do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar e sua atuação está na formação de novos músicos, mas também na formação do público em geral. “Priorizamos a música brasileira, tanto popular quanto erudita, com objetivo de valorizar e divulgar nossa própria cultura”, salienta.

Ao longo destes anos, o trabalho da Orquestra foi reconhecido e elogiado por inúmeros artistas do cenário cultural brasileiro, o que proporcionou shows com Oswaldinho do Acordeom, Paulo Moura, Ivan Vilela, Mozart Terra, Adalto Soares, entre outros. A orquestra foi escolhida para representar o Brasil na Conferência Internacional da ISME (International Society for Music Education), em Porto Alegre, tocou no Festival de Inverno de Gramado e fez campanhas culturais para a Coca-Cola e EPTV Central, emissora filiada à rede Globo.

Como ser um Amigo da Orquestra – Para contribuir com a Orquestra basta fazer um depósito identificado no Banco do Brasil (Ag. 1888-0, conta 000000282839) e enviar um email para cultura@fai.ufscar.br com recibo do depósito. Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido e as jurídicas até 4%. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (16) 3351-9000.

Como contrapartida deste projeto da Lei Rouanet, a Orquestra fará diversas apresentações em 2016 nas cidades de São Carlos, Araras, Sorocaba, Buri e Campina do Monte Alegre, além de abrir ensaios para o público em geral e ensaios específicos para pessoas portadoras de necessidades especiais. “Temos um plano de marketing para dar visibilidade às empresas que apoiarem a Orquestra”, finaliza Lourdes.

Acisc

Sobre: Equipe Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe uma resposta

Seu e-mail (obrigatório)Necessário *

*