São Carlos participa do Dia Internacional da Animação - Revelando Sao Carlos
Home » Entretenimento » São Carlos participa do Dia Internacional da Animação

São Carlos participa do Dia Internacional da Animação

Com entrada gratuita, o evento deste ano comemora 100 anos do Audiovisual tupiniquim na técnica de animação

Acontece no próximo sábado (28), 14ª edição do Dia Internacional da Animação (DIA). A mostra é exibida em centenas de cidades de todos os estados do Brasil. Além das mostras paralelas, o DIA vai exibir simultaneamente às 19h30, do sábado, a Mostra Histórica, composta por filmes brasileiros realizados entre 1930 e 1997 completamente restaurados. Em São Carlos, o evento é realizado pela Coordenadoria de Cultura com várias exibições.

O evento também terá uma mostra Infantil e uma mostra Nacional (que foram competitivas), sempre observando a produção mais recente e plural de filmes de curta-metragem animados, em duas dimensões, por meio de colagens, ou desenhos ou do velho e bom stop-motion, e também em três dimensões, em desenhos vetorizados ou não, criados com o auxílio de computadores.

O evento acontece 125 anos depois da primeira exibição pública de imagens animadas, realizadas por Emile Reynau em Paris, e 100 anos depois da experiência em filme realizada pelo caricaturista fluminense Álvaro Marins (que assinava com seu codinome “Seth”), na charge “O Kaiser”.

A seleção dos filmes foi feita pelo corpo de jurados da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), a partir das inscrições realizadas entre os meses de maio e junho de 2017 no site do evento. O júri, coordenado pelo experiente desenhista e cineasta Marcos Magalhães (o mitológico Marão), foi composto por Cecília da Fonte (PE), Felipe Steffens (RS), Fernando Ferreira Garróz (SP), Maria Leite (MG) e João Cardoletto (RJ).

Esta é a sétima vez que a Prefeitura Municipal de São Carlos recebe o evento. A coordenação local é da Coordenadoria de Artes e Cultura, com apoio do Cine São Carlos, do Centro Municipal de Artes e Cultura, do Centro dos Esportes Unificados do São Carlos VIII, do Museu de Pedra e do Armazém Cultura. Toda a programação tem entrada gratuita.

Acisc

Sobre: Equipe Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe uma resposta

Seu e-mail (obrigatório)Necessário *

*