Exposição destaca os artigos científicos mais citados do ICMC - Revelando Sao Carlos
Home » Notícias » Exposição destaca os artigos científicos mais citados do ICMC

Exposição destaca os artigos científicos mais citados do ICMC

Indicadores da Web of Science foram utilizados como critério para destacar o impacto internacional da produção científica do Instituto

Está em cartaz no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a exposição Highly Cited Papers e Hot Papers: a produção científica do ICMC na Web of Science, que apresenta os artigos de autoria de pesquisadores do Instituto mais citados em suas áreas. A exposição é organizada pela Biblioteca Professor Achille Bassi, do ICMC, e ficará disponível até o dia 14 de agosto.

Essa é a primeira edição da exposição, que será reapresentada a cada seis meses com novos artigos científicos que entrarem em uma das duas categorias: hot papers ou artigos interessantes, que são artigos publicados nos últimos dois anos e que estão entre os 0,1% mais citados de seu campo acadêmico; e highly cited papers ou artigos mais citados, que são artigos publicados nos últimos 10 anos e que estão entre os 1% mais citados de sua área.

A seleção dos artigos é feita pelo Essential Science Indicators, uma ferramenta que analisa indicadores científicos a partir da base de dados internacional Web of Science. “Nós fizemos a busca na base de dados e ficamos muito satisfeitos com o resultado. Nosso objetivo é mostrar que no ICMC existem trabalhos que são referência nas suas áreas. Aqui tem produção científica reconhecida internacionalmente”, afirma Regina Medeiros, uma das organizadoras. A exposição tem o apoio da Comissão de Biblioteca do ICMC e foi inspirada em uma iniciativa similar do Instituto de Física de São Carlos.

Sobre: Equipe Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe uma resposta

Seu e-mail (obrigatório)Necessário *

*