Meditação, yoga e ciência são tema de palestra na UFSCar - Revelando Sao Carlos
Home » Notícias » Meditação, yoga e ciência são tema de palestra na UFSCar

Meditação, yoga e ciência são tema de palestra na UFSCar

Assunto será discutido por neurocientista e pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein

A fim de explorar a interface entre pesquisas científicas e os efeitos das práticas de tradições milenares como a meditação e a yoga, acontece no dia 12 de agosto, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a palestra “Meditação, Yoga e Ciência”. O assunto será discutido pela neurocientista Elisa Harumi Kozasa, professora e pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ela abordará os resultados de pesquisas que comprovam os efeitos benéficos para a saúde física e mental obtidas com as práticas contemplativas, vindo ao encontro das Políticas Públicas de Saúde que instituíram as práticas Integrativas e Complementares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A palestra é gratuita e ocorre das 19h15 às 21h15 no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Para receber certificado, é necessário fazer a inscrição pelo site e chegar às 18h30 ao evento. A palestra também será transmitida via webconferência, por meio do link disponível na página do evento, em http://bit.ly/29Nd3Pz.

A atividade é organizada pela Sarvananda Casa de Yoga, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da UFSCar e pelo Núcleo de Pesquisas sobre Stress e Promoção do Bem-Estar: Emocional, Físico e Psíquico (NUPEBEM), do Departamento de Enfermagem da Universidade, que reúne pesquisadores e estudantes que desenvolvem estudos nas áreas da saúde e bem estar, analisando como os recursos cognitivos e comportamentais e as práticas integrativas atuam para a promoção da saúde física e mental e no controle e prevenção do estresse, da ansiedade, e da depressão nos ambientes de ensino e profissional.

O Núcleo, criado em 2012, é formado por estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais da área da saúde e das ciências humanas, pesquisadores da UFSCar e de instituições parceiras – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Paulista e Neuropsicotronics – e profissionais que atuam com práticas integrativas e contemplativas.

Sobre a palestrante

Elisa Harumi Kozasa é neurocientista, pesquisadora do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da mesma instituição, além de ser professora afiliada do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Kozasa desenvolve pesquisas sobre neurofisiologia de estados de consciência como a meditação, através da neuroimagem funcional, e a avaliação de intervenções que envolvem treinamento de habilidades cognitivas e comportamentais e que promovem uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Nessas áreas participou dos diálogos entre pesquisadores e o Dalai Lama, na interface entre efeitos de práticas contemplativas para a saúde em 2006 e 2011.

Acisc

Sobre: Equipe Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe uma resposta

Seu e-mail (obrigatório)Necessário *

*