Mostra tecnológica, debate, palestras, cápsula do tempo e muito mais: veja como foi a recepção aos calouros no ICMC - Revelando Sao Carlos
Home » Tecnologia e Ciência » Mostra tecnológica, debate, palestras, cápsula do tempo e muito mais: veja como foi a recepção aos calouros no ICMC

Mostra tecnológica, debate, palestras, cápsula do tempo e muito mais: veja como foi a recepção aos calouros no ICMC

Ela decidiu fazer o curso que o pai escolheu há 35 anos e, coincidência ou não, no mesmo lugar. “Eu não sabia que ele tinha cursado Ciências de Computação aqui até eu contar que queria isso para mim”, revela Thaís Bianchini, de 18 anos, caloura do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. “Não contei o que eu havia cursado para não influenciá-la. Espero que ela seja feliz como eu também fui”, conta o pai Julio Bianchini, enquanto se lembra de vários colegas de classe ao ler – na placa prateada fixada em um dos corredores que tanto frequentou – os nomes de mestres e doutores formados pelo Instituto.

Na última semana, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, Thaís e todos os demais calouros que ingressaram no ICMC foram recepcionados por meio de diversas atividades como mostra tecnológica, palestras, tour, debate, plantio de árvore com uma cápsula do tempo, além de outras atrações como um bate-papo com os pais e responsáveis. Foi quando aconteceu a Semana de Recepção aos Calouros do Instituto. “Achei muito interessante a quantidade de projetos relacionados à computação e toda a estrutura oferecida aqui no ICMC. Com certeza foi uma ótima escolha ter vindo para São Carlos”, conta Rodrigo de Araújo, que veio de Natal, Rio Grande do Norte, para estudar Ciências de Computação. O estudante já ficou interessado em entrar no Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) do ICMC.

O diretor do Instituto, Alexandre Nolasco de Carvalho, deu as boas-vindas aos novos ingressantes: “Nós sabemos que os próximos anos que vocês passarão com a gente serão de muita dedicação, de alguns tropeços, mas de muito crescimento. É um orgulho para o ICMC participar da formação de vocês”. Logo depois, foi a vez da professora Simone de Souza, presidente da Comissão de Graduação do Instituto, mostrar o que a USP oferece aos estudantes e o que eles podem esperar durante a graduação.

Papo com os pais  – Quem comandou o bate-papo com os pais foi o professor Adenilso Simão, que destacou a possibilidade dos estudantes realizarem intercâmbios, encontrarem bons empregos e construírem uma carreira promissora. O professor falou ainda sobre a cidade de São Carlos. “Eu desejo que meu filho consiga realizar todos os sonhos dele e que a graduação seja um novo começo. Espero que ele continue lutando porque nós vamos estar sempre à disposição para ajudá-lo”, revelou Tatiana Horita, mãe do calouro Tales Windson, que adora jogos e também escolheu o curso de Ciências de Computação.

Outra atividade que ocorreu durante a semana foi uma mesa redonda sobre as questões de gênero na área de ciências exatas. Alunos e professores discutiram os motivos das mulheres ainda serem minoria na área. “Infelizmente nossa cultura ainda é machista, por isso as mulheres podem estar procurando outros caminhos”, apontou o professor Marinho de Andrade Filho. “Os estímulos deveriam ser os mesmos desde criança tanto para os homens quanto para as mulheres”, completou a professora Sarita Bruschi.

Um pouco de psicologia – Na palestra com o psicólogo do campus da USP em São Carlos, Antônio Ferreira, os calouros descobriram alguns fatores que podem desencadear problemas psicológicos durante a graduação: a dificuldade de se adaptar à nova vida universitária, especialmente para quem não é de São Carlos, os problemas familiares e o baixo rendimento acadêmico. “Muita gente acha que não vai acontecer nada com si mesmo, mas é preciso prestar atenção e procurar ajuda se identificar que está com um problema”, destacou o especialista.

Os novos estudantes ainda puderam escrever quais são suas expectativas para os próximos anos da graduação e o que esperam do futuro como profissional formado no ICMC. As mensagens que redigiram foram colocadas dentro de uma cápsula do tempo e enterradas juntamente com a muda de uma árvore. No final do curso, eles saberão se o que eles esperavam realmente aconteceu.

Houve ainda uma edição especial do Seminário de Coisas Legais e do PET-CULT, em que foi exibido o episódio “Toda a história da sua vida”, da série Black Mirror, e realizado um debate com o psicólogo Leonardo Marques, pós-dourando do ICMC, e com o professor Mário Gazziro, da Universidade Federal do ABC. No encerramento da Semana, veteranos e calouros arrecadaram livros infantis e entregaram na Centro Municipal de Educação Infantil Aracy Leite Pereira Lopes. Durante a visita à escola, brincadeiras matemáticas e apresentações com robôs prenderam a atenção das crianças.

Sobre: Equipe Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Deixe uma resposta

Seu e-mail (obrigatório)Necessário *

*