Política

Dia histórico: TV Câmara São Carlos entra no ar em canal aberto

TV Câmara em canal aberto, no ar em caráter experimental por 90 dias

Um dia histórico para o Legislativo de São Carlos. Assim foi classificada esta terça-feira (22) de fevereiro de 2022 pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso (MDB), ao anunciar que a TV Câmara São Carlos entrou no ar em canal aberto.

A transmissão começou exatamente às 17h10 e, além da TV Câmara São Carlos, no canal 49.3, também já está no ar a TV Câmara Federal (49.1), TV Alesp (49.2) e TV Senado (49.4). Qualquer aparelho televisor instalado em São Carlos com uma antena digital já pode sintonizar os quatro novos canais.

O acordo de cooperação entre a Câmara de São Carlos, a Assembleia Legislativa de São Paulo e a Câmara Federal foi assinado no dia 5 de outubro de 2021 em Brasília, num encontro entre o presidente Roselei Françoso e o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira. O presidente da Alesp, Carlos Pignatari, já havia assinado.

O canal da TV Câmara São Carlos estará no ar em caráter experimental por 90 dias. Neste período é normal ocorrer oscilações de sinal e ajustes de equipamentos. “O caráter experimental prevê aquisição de novos equipamentos e softwares necessários à melhoria e solidez do sinal”, destacou Roselei Françoso.

Para sintonizar os novos canais basta ter um aparelho televisor com uma antena digital. “É só fazer uma busca automática por canais que o aparelho irá sintonizar os novos canais”, explicou o presidente da Câmara. O sinal deve atingir cerca de 10 quilômetros do sistema irradiante.

De acordo com Luiz Francisco Francelim, servidor público municipal que voluntariamente auxiliou na instalação dos novos canais, ainda será necessário realizar novos testes e adequações para ajustar o sinal e consolidar as transmissões. Francelim trabalhou em diversos órgãos de imprensa e foi um dos responsáveis pela implantação da TV Educativa de São Carlos.

“O período experimental de transmissões é fundamental para afinar o sinal”, salientou Francelim. Neste período, a programação da TV Câmara São Carlos exibirá as Sessões Ordinárias, Audiências Públicas e Sessões Solenes ao vivo ou por meio de reprises.

Durante a sessão ordinária desta terça (22), o presidente da Câmara fez questão de agradecer alguns parceiros desta iniciativa, como a Fundação Educação de São Carlos (FESC), a Prefeitura Municipal de São Carlos, na pessoa do prefeito Airton Garcia, a NET São Carlos, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, a Rede Legislativa de Rádio e TV Digital e a Assembleia Legislativa de São Paulo.

Atualmente, as sessões são transmitidas pelo canal 8 da Net Claro, pela Rádio São Carlos 1450 kHz e pela internet via site e redes sociais da Câmara. Na atual legislatura, as sessões passaram a ser transmitidas com qualidade digital. Para o novo canal um estúdio deverá ser montado no prédio do anexo, “Prefeito Vadinho de Guzzi”, com o objetivo de produzir conteúdo, incluindo instituições parceiras do município.

“Esse é um momento histórico para a Câmara, que com essa conquista do presidente do Roselei, irá melhorar a nossa comunicação. Me sinto orgulhoso de ter votado no senhor como presidente deste legislativo”, registrou o vereador Lucão Fernandes (MDB). “É um marco na nossa história o início dessas transmissões que começaram hoje”, falou a vereador e segunda secretária da Mesa da Câmara, Raquel Auxiliadora. “Estou muito feliz porque é uma grande conquista para São Carlos e para a democracia”, comemorou Roselei.

Mostrar mais

Revelando São Carlos

O Site Revelando São Carlos prima pela qualidade de suas informações, pois considera importante qualificar as discussões nas suas áreas de maior abrangência, como política, noticias de São Carlos e região, economia, educação, assuntos de relevância social, etc, a fim de prestar o melhor serviço a nossos leitores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: